eSportsPlanet
Videojogos: Homens ou Mulheres ?


Segundo um artigo publicado num website sobre estudos realizados em universidades, os homens e as mulheres vêm de planetas diferentes. Ainda segundo este artigo, está provado cientificamente que o cérebro dos homens é melhor quando se trata de tarefas relacionadas com navegação e distribuição espacial, como por exemplo ler mapas, observar labirintos e diagramas ou visualizar objectos em três dimensões e respectivos ângulos e rotações.

Por outro lado, as mulheres levam vantagem em relação aos homens, dada a sua maior destreza, quando se trata de tarefas relacionadas com a fluência verbal, o ler expressões faciais e o lembrar-se do posicionamento de objectos.

Mas um novo estudo feito na Universidade de Toronto chegou à conclusão, algo surpreendente, que as diferenças entre sexos que se observam no que diz respeito às tarefas relacionadas com distribuição espacial, podem ser anuladas se representantes de ambos os sexos jogarem um videojogo de acção durante algumas horas.

Normalmente as mulheres não são tão eficientes como os homens a mudarem rapidamente de atenção entre vários objectos, o que é um dos factores que causa estas diferenças de performance entre sexos, mas foi interessante verificar que após algumas horas a jogarem videojogos, os homens melhoraram as suas capacidades e as mulheres conseguiram atingir o mesmo nível dos homens, tendo uma evolução muito maior em termos comparativos. Mais curiosa ainda, foi a verificação que estas capacidades se mantêm, mesmo 5 meses após a realização dos testes.

Uma das explicações fornecidas foi que existe um gene dormente nas mulheres que controla o desenvolvimento das ligações neuronais necessárias para uma melhor performance no que diz respeito à distribuição espacial e que pode ser estimulado através da prática de videojogos de acção. Isso pode fazer com que as mulheres se sintam mais atraídas por carreiras profissionais na área da Engenharia e da Matemática, onde estas capacidades são mais exigidas.

Perante isto, algumas perguntas se levantam:

- Será que jogar videojogos vai fazer com que o cérebro das mulheres funcione de forma mais semelhante ao dos homens ?

- Porque temos grandes diferenças de performance entre equipas masculinas e femininas de eSports, se pelo vistos as mulheres conseguem desenvolver capacidades que anulam a tal vantagem que o cérebro masculino tem à partida para este tipo de tarefas ?

- Será esta diferença de performance uma questão meramente social ?

- Será que para estudarem para exames na área da Matemática e Engenharia vos compensaria jogarem umas valentes horas de videojogos uns dias antes do exame ?

E finalmente:

- Quem terá sido o maior responsável por este estudo dentro da Universidade de Toronto, um homem ou uma mulher ?

Aceitam-se sugestões :)
Enviada por pt news@esportsplanet.com em 23.07.2008 @ 18:00
Categoria: Artigos
Visualizações: 5196
25 comentários submetidos até agora
#1   por pt lastF on July 23, 2008 @ 18:20
ta boa esta lool

#2   por pt termozz on July 23, 2008 @ 18:24
foi uma mulher claro, e uma palhaçada isso :p
ahahah
#3   por pt starving on July 23, 2008 @ 18:42
Será que para estudarem para exames na área da Matemática e Engenharia vos compensaria jogarem umas valentes horas de videojogos uns dias antes do exame?

Isto é a única coisa correcta que encontro no artigo todo (falo por experiência própria)
#4   por pt gEt on July 23, 2008 @ 19:13
wtf
#5   por pt krezylobstah on July 23, 2008 @ 19:31
eu não sou muito destas coisas, mas este discurso sexista nos videojogos já começa a cansar
#6   por pt unnn on July 23, 2008 @ 19:33
- Porque temos grandes diferenças de performance entre equipas masculinas e femininas de eSports, se pelo vistos as mulheres conseguem desenvolver capacidades que anulam a tal vantagem que o cérebro masculino tem à partida para este tipo de tarefas ?
Porque apesar das mulheres conseguirem anular essas diferenças há muito mais homens a jogar e secalhar as mulheres com mais capacidade para anular essas mesmas vantagens dos homens não jogam.

Cumps.
#7   por pt mafs on July 23, 2008 @ 20:47
no caso portugues, porque as mulheres nao jogam tanto como a maioria dos homens, sendo que eles sao bem mais que elas até, alem de que teem prioridades diferentes, entao deriva de uma questão meramente social... :p imo
#8   por es mumez on July 23, 2008 @ 21:00
amanha alguem vai à praia da valésia no algarve ?
se forem eu estou de camisola vermelha com um simbolo estranho azul no peito e de chapeu de sol verde .
abraço
#9   por vn - ineter on July 23, 2008 @ 23:01
#8 és homem ou mulher?
Comentário editado em July 23, 2008 @ 23:02
#10   por pt hugin on July 24, 2008 @ 01:26
#5 mesmo,que puta de lata!!!!
1º vem com akela da coisa e agora vem com esta do coiso...
Dps os outros é k necessitão de atenção??
E o burro sou eu?? hein hein hein??!!
Só rir!!!!
Comentário editado em July 24, 2008 @ 01:29
#11   por pt hurzz on July 24, 2008 @ 13:13
mumue "praia da falésia"*
#12   por es mumez on July 24, 2008 @ 14:18
#9 eu sou homem e tu ?
#11 erro meu :)
#13   por pt DUK_a on July 24, 2008 @ 15:31
as equipas femininas nao sao tao boas porque nao ha suficiente competicao
#14   por pt Anak on July 24, 2008 @ 19:09
Gostei do artigo!

Parabéns!

Mas, gostei ainda mais dos comentários. Como sempre há diversas interpretações, realivamente ao que foi escrito e de todas, ou de quase todas, é comico ver como há quem interprete de forma tão errada o conteúdo do que se está a ler.

#10 - ( Parece que te sentes sempre tão atacado... não fales sem conhecimento de causa e não venhas deixar comentários que só te ficam mal )

Ao autor do artigo, tenho a dizer: ("espero ver mais artigos "destes")

#15   por pt Anak on July 24, 2008 @ 19:11
*relativamente
#16   por pt hobez on July 24, 2008 @ 20:31
#10 LOL!

Penso que existem inúmeros factores para explicar a discrepância evidente entre os dois sexos no que toca ao desempenho específico em videojogos. Para além da aptidão inata referida que os homens possuem (o que lhes permite através do desenvolvimento desta capacidade manterem-se sempre um passo à frente das mulheres) o próprio aspecto social é determinante para que seja inevitável esta diferença.

Actualmente, qualquer rapaz cresce com alguma forma de videojogo implantado na sua rotina. É um passatempo fácil, acessível e divertido que nos desafia e acima de tudo satisfaz o egocentrismo machista tão característico. As mulheres, por outro lado, procuram seguir o exemplo das mães, sentirem-se adultas e responsáveis, personificando os seus desejos através de brinquedos e fatiotas, deixando grande parte das vezes estas "futilidades masculinas" de lado.
#17   por pt hobez on July 24, 2008 @ 20:32
Finalmente, na comunidade específica em que nos inserimos existe uma evidente falta de competitividade no lado feminino. Poucas são as jogadoras que realmente treinam regularmente e evoluem a um ritmo constante, ao passo que no caso masculino isto é uma realidade já há muito estabelecida.

Para haver uma comparação fidedigna das capacidades entre os dois sexos seria necessário haver um igual número de jogadores que demonstrassem a mesma motivação e vontade de procurarem esta evolução pessoal. Não é possível atribuir a "culpa" somente a um aspecto específico. Todos nós somos fruto das potencialidades com que nascemos e aprendemos a desenvolver de acordo com o meio que estamos inseridos. Testar isoladamente uma destas variáveis é um processo quase impossível actualmente, por isso apenas podemos concluir que as diferenças que todos nós apresentamos ("inter e intra-sexual") são uma combinação de todos os factores que estamos sujeitos e optamos por aproveitar.

Excelente artigo :)
#18   por pt hugin on July 24, 2008 @ 22:24
E=mc2
#19   por pt blaNkes on July 25, 2008 @ 14:38
F=ma
#20   por tz Quiz on July 25, 2008 @ 15:22
:|

Who cares?
#21   por pt Joaquim Bastinhas on July 29, 2008 @ 01:16
Se é para dizeres merda, mais vale estares calado caralho.
#22   por pt mouse1 on July 30, 2008 @ 04:38
ai algumas k e sao mal empregadas a tar tanto tempo a jogar sao tao boas e ficam umas gordas
enfim....
vai pa cozinha sff
#23   por pt roco27 on July 30, 2008 @ 13:35
muitos mandam bocas mas perdem com elas
#24   por jm rage on July 30, 2008 @ 16:15
#17 Filósofo!

Até que ponto as mulheres conseguem "igualar" os homens? jogos? nunca. cs? diz q nao pq treinar é fodido e os gajos apontam muito rapido. desporto? ai nao pq o meu seio esquerdo é mais pesado q o direito e cansa muito.. Em termos mentais, acredito q sim pq a mulher é um "animal" q estuda pa caraças! "Segundo um artigo publicado num website sobre estudos realizados em universidades, os homens e as mulheres vêm de planetas diferentes." Será? :o
#25   por pt aznag on July 31, 2008 @ 13:15
foi o frankenstein
Scene Nacional
nacional
Scene Internacional
inter
Artigos e Entrevistas
features
Pub