eSportsPlanet
CS: Quantos mais anos de vida ?


A anunciada “morte“ do jogo mais popular do planeta já foi profetizada por enormes multidões de leigos no assunto e também por supostos profissionais do comentário, vulgarmente conhecidos como “analistas”. Enquanto que uns apresentam apenas palpites para tentarem acertar com o momento em que as grandes competições vão deixar de apostar no Counter-Strike, os outros baseiam-se em raciocínios lógicos e verdades imutáveis. Provavelmente também noutros factores igualmente importantes como a leitura de folhas de chá e o voo das aves, pois até ver nenhum ainda conseguiu prever o futuro e o momento em que poderão escrever o obituário do CS.

O que é certo é que por mais que o tentem enterrar, o CS volta sempre a aparecer. Por mais que lhe metam o pé em cima da cabeça e o tentem afogar, ele volta sempre à tona. Na verdade, é um chato do caraças! Parece daquelas pessoas de idade acamadas que fecham os olhos, e toda a gente se benze, apenas para os abrirem outra vez e pedirem uns bons bifes para o almoço. Goste-se ou não do jogo, todas as tentativas que foram feitas até hoje para impor outros jogos como cabeça de cartaz nas grandes competições, algumas até desesperadamente, falharam redondamente.

A mais célebre de todas deverá ter sido o World Cyber Games de 2005, em que a organização do evento patrocinado pela Samsung apostou claramente no Counter-Strike Source. As queixas foram tantas que em 2006 o World Cyber Games anunciava como estrela do evento … o velhinho Counter-Strike, para gáudio de muitos.

Mas será que vamos ter todos 60 anos e andar a discutir se foi flash bug ou defuse silencioso, se os filhos do Foxj é que são bons, embora os netos apresentem já alta skill com a awp nas unhas ? E será que ainda vão aparecer mais “Júdice dos pobres” a tentar inventar nas tácticas o que já foi mais que inventado ?

A resposta mais provável é: não. Tudo tem um fim e o fim do Counter-Strike terá de ocorrer. Seja por pressão das grandes marcas de hardware, pela pressão das cadeias de televisão, pela pressão de uma nova geração de jogadores que está a crescer e que acha mais apelativo jogar jogos com gráficos extraordinários, ou pura e simplesmente porque a Valve achou um método mais rentável de fazer dinheiro.

Embora o Counter-Strike Source tenha sido encarado como o mais provável substituto do CS, a verdade é que é um jogo bem diferente. Melhor ou pior, as opiniões são relativas, mas constata-se que a tentativa da Valve de eventualmente substituir um pelo outro, acabou por lhes proporcionar duas fontes de rendimento magníficas pois cada um tem o seu público.

Mas engane-se quem pensar que os outros jogos actuais não são ameaça para o CS num curto espaço de tempo. Jogos como o Call of Duty 4 têm vindo a conquistar o público e por vezes basta apenas a organização de um grande evento dar o pontapé de saída, o resultado ser bom (dinheiro, sempre o dinheiro), e muito provavelmente os outros irão atrás. Já para não falar da heroína dos eSports que arrasa famílias felizes de FPS, o WoW da muito sagaz, poderosa e eficiente Blizzard, e o modo de competição PvP.

E agora fazendo um pouco de futurologia, já que me foi transmitida pelo posicionamento dos ossos do frango que comi ao almoço uma previsão importante, o CS vai definhar lentamente e morrer quando sair uma versão nova de um jogo do tipo Counter-Strike apadrinhada pela Valve. Chamem-lhe CS 3, CSS 2, Promod 45 ou outra coisa qualquer, quando este jogo sair vai agregar todos os jogadores de CS e CSS num só jogo. Agora já no domínio do puro palpite, quem vai dominar este novo jogo serão os jogadores de CS e não os de CSS.

Até lá parece-me que todos vamos ter de “gramar” o Counter-Strike com todos os seus problemas e defeitos, mas sempre com uma emoção enorme em cada encontro.
Enviada por pt news@esportsplanet.com em 30.07.2008 @ 12:37
Categoria: Artigos
Visualizações: 8114
44 comentários submetidos até agora
#1   por pt h4rri3r on July 30, 2008 @ 12:57
Como ja alguns teem dito , eu penso que o cs nao passa de mais 2 anos , mas e a minha opinião , estou mesmo ancioso por ver o que a valve tem para nos :)
#2   por pt hood on July 30, 2008 @ 13:03
cs acaba quando uma equipa portuguesa ganhar a eswc :o
#3   por us aOls on July 30, 2008 @ 13:33
Então nunca vai acabar.
#4   por pt roco27 on July 30, 2008 @ 13:33
:) cs na eswc 2009
#5   por pt sCRATZ on July 30, 2008 @ 13:42
#2 LOL

#6   por pt hurzz on July 30, 2008 @ 13:42
Até que saia um jogo tão bom que as pessoas gostem do cs 1.6. Cs source não resultou, cs promod também não..
Estámos a espera do próximo.
#7   por es mumez on July 30, 2008 @ 13:44
"Mas será que vamos ter todos 60 anos e andar a discutir se foi flash bug ou defuse silencioso, se os filhos do Foxj é que são bons, embora os netos apresentem já alta skill com a awp nas unhas ?"

deprimente .
#8   por es mumez on July 30, 2008 @ 13:45
o counter-strike nunca vai acabar, apenas vai começar a ser esquecido por alguns como aconteceu por exemplo com o SuperMario Bross . (:
Comentário editado em July 30, 2008 @ 13:46
#9   por pt aznag on July 30, 2008 @ 13:53
Mas será que vamos ter todos 60 anos e andar a discutir se foi flash bug ou defuse silencioso, se os filhos do Foxj é que são bons, embora os netos apresentem já alta skill com a awp nas unhas ? E será que ainda vão aparecer mais “Júdice dos pobres” a tentar inventar nas tácticas o que já foi mais que inventado



lol
#10   por pt aznag on July 30, 2008 @ 13:55
E agora fazendo um pouco de futurologia, já que me foi transmitida pelo posicionamento dos ossos do frango que comi ao almoço uma previsão importante, o CS vai definhar lentamente e morrer quando sair uma versão nova de um jogo do tipo Counter-Strike apadrinhada pela Valve. Chamem-lhe CS 3, CSS 2, Promod 45 ou outra coisa qualquer, quando este jogo sair vai agregar todos os jogadores de CS e CSS num só jogo. Agora já no domínio do puro palpite, quem vai dominar este novo jogo serão os jogadores de CS e não os de CSS.


:d
#11   por pt LINKAGE on July 30, 2008 @ 14:19
artigo puramente irónico, está engraçado sim senhor :)

mas porque raio não dá o autor a cara? tem medo dos fanboys deixarem de gostar dele? :|
#12   por pt RsMaSh* on July 30, 2008 @ 14:21
nice cs 1.6 never dies!!!
#13   por uk arr-e on July 30, 2008 @ 14:39
#1 pois, isto é só 'anciedade'. CS 4 ever
#14   por pt seraph on July 30, 2008 @ 15:00
"e os filhos do Foxj é que são bons, embora os netos apresentem já alta skill com a awp nas unhas ? E será que ainda vão aparecer mais “Júdice dos pobres” a tentar inventar nas tácticas o que já foi mais que inventado ?"

Tentas-te trazer algum humor mas falhas-te quanto te puses-te a lamber o escr*to do fox.

Acerca do artigo: na minha opião, o unico jogo que faz frente ao CS 1.6 é o WoW apesar de serem jogos completamente diferentes.
Comentário editado em July 30, 2008 @ 15:03
#15   por tz Quiz on July 30, 2008 @ 16:34
Que venham Sources, CODs ou o fiasco do promod! Ninguem bate o ourozinho do CS!

Se durou estes anos todos.. Porque irá ter de "morrer"? Até agora tem-se conseguido conciliar os jogos modernos com o CS.

E assim irá continuar até todos os FPS morrerem, o CS irá com eles.
#16   por kg pEp on July 30, 2008 @ 18:06
A verdade é que quando veio o source toda a gente dizia que ia revolucionar tudo e só separou a comunidade. Quando saiu os primeiros betas do promod ia juntar, não sei quê, nem afectou.Ou a valve lança um cs mt parecido com o nosso velhinho cs, ou mt provavelmente vai so separar a comunidade em 3 jogos e nao em dois, a não ser q as diferenças sejam tao aliciantes e balanciadas que valha a pena.

Qt a previsão o cs 1.6 pode acabar em poucos anos, mas se forem sempre saindo cs's novos que valham a pena jogar, e sejam apoiados por fornecedores como placas graficas, processadores etc. so vejo este jogo a ser levado mais a serio, pois qem pensava q ha uns anos atras uma final da eswc ia dar na tv ?

PS: #6 se o cs foss single player como o super mario, nao tou a contar a jogar com o luigi a' vez como multiplayer, tb era esqecido ;).
Comentário editado em July 30, 2008 @ 19:23
#17   por lk semperfidelis on July 30, 2008 @ 19:16
Pq é q criticam esta parte:

"Mas será que vamos ter todos 60 anos e andar a discutir se foi flash bug ou defuse silencioso, se os filhos do Foxj é que são bons, embora os netos apresentem já alta skill com a awp nas unhas ?"


??????


É que eu ainda não percebi pq é que é deprimente.

gj
#18   por pt mouse1 on July 30, 2008 @ 19:21
WTF ?????????????
#19   por pt sCRATZ on July 30, 2008 @ 19:46
#15 os FPS nunca irao morrer.
#20   por pt APPLE on July 30, 2008 @ 19:57
Nice artigo W :)
#21   por pt SmrnF on July 30, 2008 @ 20:27
#6 O cs source não resultou? Nao e o que se nota quando falando a nível nacional se vê mutttt's e companhia a joga-lo. E um jogo agora em expansão com um inicio atribulado mas ja se ve bons torneios e boas equipas.
#22   por pt Kadix on July 30, 2008 @ 20:34
O cs acabar nunca acabara, isto é como os FF,no maximo acabará o 1.6 quando um dia abrirmos o steam, e nao termos lá a dizer "Counter-strike" (1.6)e termos uma versao mais avancada e sermos obrigados a jogar esse, porque nao temos forma de entrar no 1.6, o 1.5 e todos as versões anteriores acabaram, porque apareceu uma nova e nao havia forma de entrar no 1.5 , 1.4, etc (Poder até á, mas nao é facil e eficiente e kuase ninguem joga) agora o 1.6 ainda nao acabou, pq conseguimos entrar nele, como no css, e etc... Ira mudar sempre de versao, mas acabar, nunca.
#23   por pt malandr0 on July 30, 2008 @ 20:47
o fox nem sabe o que é pilinha quanto mais ter netos
#24   por dk noone- on July 30, 2008 @ 21:08
cs never dies. Realmente a unica soluçao será 1 cs 1.7 na minha opiniao, com uma evoluçao ligeira nao muito em jogabilidade apenas um pouco mais de grafismo! (tiram os duckjumps lol) mas se voltam a tocar no essencial do cs como fizeram no source nao vao la. Bonecos marrecos, awp bem diferente e as granadas deixaram d sair em balao. Assim nao vao la
#25   por vn - ineter on July 30, 2008 @ 21:15
Só não consigo perceber porque é que ainda comparam 1.6 com Source ou até mesmo Call of Duty ! São jogos totalmente diferentes. A partir do momento em que a jogabilidade, os gráficos e o público seja diferente, todos estes jogos serão diferentes uns dos outros. Não adianta.

1.6 vai durar até acabarem os torneios (dificilmente), a partir daí os GRANDES senhores de 1.6 vão apostar numa fonte de rendimento melhor in-game... Talvez Source (por ser o mais aproximado a este jogo + €€€€€) ou Dotas e WOWs, ou COD's (também muito €€ :P). Será quase impossível recriar o 1.6 numa nova versão porque simplesmente não se consegue de momento e o público dificilmente o aceitará também.

1.6 e Source foram bem sucedidos... Já o CZ e o Promod foram/será lixo na minha maneira de ver...
E sim, o Source resultou... o único problema de momento é haver vários senhores que dizem não ao CSS porque são autênticos burros com palas nos olhos ||1.6||. São jogos diferentes e devia-se apostar em ambos.
#26   por vn - ineter on July 30, 2008 @ 21:18
Apesar da intenção da Valve ter sido substituir o 1.6, na verdade o que lhes saiu na rifa foi um jogo paralelo ao 1.6 em que o jogador pode optar por melhores gráficos (css) ou por jogabilidade mais intensa (1.6)
Comentário editado em July 30, 2008 @ 21:19
#27   por pt malandr0 on July 30, 2008 @ 21:32
eh pa alterem so umas cenitas.. tirar silent run, ducks jumps etc etc etc ponham as armas a cair no chao tipo source realistas.. ja vi um server tuga assim... façam um nuke_2 e um inferno_2 e mais alguma coisitas.. e conseguem bom sucesso.. mas sempre sem mexer na quimica do jogo.
#28   por pt malandr0 on July 30, 2008 @ 21:35
continuando:
por exemplo alterar menus para dar maior vivacidade ao cs, outro exemplo a caixa do multiplayer ir buscar os sprays como no source.. as armas como no source ve la nas costas isso sim até é engraçado e dá vida a um grande jogo..
#29   por pt IMPROO on July 30, 2008 @ 22:15
"este jogo sair vai agregar todos os jogadores de CS e CSS num só jogo"
tipo nao mesmo. essa afirmacao é no minimo estupida. e nao, o 1.6 nao acaba nos proximos anos.
#30   por pt ops on July 30, 2008 @ 22:35
com o #29
#31   por pt xisen on July 30, 2008 @ 23:20
Na minha opinião, o CS 1.6 ou 1.qq coisa, dura mais 2/3 anos.
Ou seja:
Acho que esta vai ser a última geração de jogadores (divido em 3), pois os putos q irão aparecer, vão começar a jogar outros jogos..
#32   por it iTaliano[ag] on July 31, 2008 @ 01:26
#16 quem fala assim n é gago ... é de FAFE!!!!!!!!!!! :p ... CS não morre ... houve uma quebra d players quando apareceu wow ... dps a comunidade ficou "partida" quando aparece source ... mas em PT CS 1.6 ainda vinga e vai continuar a vingar :) É uma opinião só ... BOAS FÉRIAS!!!!!!!!!!
#33   por pt .BoLt on July 31, 2008 @ 01:55
Pah 1.6 FTW...

mais nada
#34   por pt mortalys on July 31, 2008 @ 02:26
bom artigo, bom ponto de visto e ideias coesas, apenas tenho a dizer que já o vi o cs passar por mtas outras tempestades e marés e ainda continua como o rei dos FPS com + jogadores a jogar em simultãneo.
O WoW é um jogo completamente diferente que vem proporcionar uma forma completamente diferente daquilo a que estavamos habituados a jogar, que se restringia maioritariamente a rts, fps, racing e futebol. Wow veio mostrar que o mmorpg podem ter modo de competição através da forma de arenas. Por isso vai ser existir espaço para mais um novo tipo de jogo a ser disputado..
Comentário editado em July 31, 2008 @ 02:26
#35   por pt KiRcK on July 31, 2008 @ 03:24
Só existe 1 coisa que deita o CS 1.6 a baixo e não são os poucos torneios ou os prémios baixos, são os cheaters de hoje em dia. Não têm mais nada que fazer...
Mas mesmo assim CS FTW não me acredito que acabe....

#2... então o CS nunca mais vai acabar... só se a ESWC for na net... XP XP
#36   por it guzzo on July 31, 2008 @ 04:44
o cs mais que um jogo, é um convivio! cs 4life
#37   por pt martins on July 31, 2008 @ 06:13
o css, no meu ponto de vista nao e um jogo que tenha sido criado para substituir o cs 1.6, quando os lucros estao baixos e precisam se de mudar coisas, ou alterar um jogo para melhorar o rendimento, a valve faz isso, na cabeca da valve, e continuo a dizer no meu ponto de vista, os jogos que eles produzem e mais numa de subir os lucros e a competicao, quando acabaram com o 1.5 e criaram o cs 1.6, ouve muitas compras por parte de ambos os fans do cs. nao venham dizer que a valve esta a criar um jogo para substituir este ou aquele, por que o que a valve esta a tentar fazer e ter mais lucros em ambos os jogos, so isso nada mais, a comunidade dividiu se mas tanto jogadores de cs 1.6, como de css, compram o css para jogar ou o 1.6 por que gostam.
#38   por jp N1NJA [T1 on July 31, 2008 @ 10:09
Comentário ocultado pelo eSportsPlanet.
Este comentário foi ocultado devido a um incumprimento das regras. (Normas de Conduta)
#39   por pt sTeVe- on July 31, 2008 @ 10:14
#37 sim realmente é o que muita gente faz, muitos dos jogadores de CSS como eu até compram o CS1.6 numa de melhorar a skill, pois tal como todos nós sabemos o cs1.6 apesar da sua qualidade gráfica extremamente rude e arcaica é possuidor de uma skill incomparável à do css, mas o destino esta traçado, grandes competições como a CGS (Championship Gaming Series) já adoptaram como jogo principal o Source será tudo uma questão de tempo até que competições como a ESWC e a WCG larguem o old school CS1.6 e se agarrem ao graficamente evoluído source.

jogabilidade diferente?
Sim sem dúvida

mas as emoções de ambos são iguais!

como já alguém frisou:
"War Come and Go but My Soldiers Stay Eternal" - Tupac
#40   por jm MLR on July 31, 2008 @ 12:23
lol?
#41   por pt madskillz on July 31, 2008 @ 13:01
?
#42   por pt aznag on July 31, 2008 @ 13:02
eh agora que vai tudo jogar cz nao ? :o
#43   por pt krezylobstah on July 31, 2008 @ 13:41
agreed #38, submeter um artigo e não assinar é estúpido. gg esp ou quem agora controla isto...
#44   por vn - ineter on July 31, 2008 @ 13:42
#39 essa de comprar o 1.6 para melhorar a skill é de rir lol
Digo-te já que isso é tudo uma questão psicológica, como tu próprio admites a jogabilidade do css é diferente da do 1.6 logo não creio que te adiante um corno jogar 10 minutos de 1.6 e ir para o css fazer pcws a seguir lol
O que adianta é TERES ANOS DE EXPERIÊNCIA em 1.6 e passares a jogar Source, aí pode-te adiantar alguma coisa. Agora... a um gajo como tu que anda pelo Source há 1 ano ou 2 acho que não deve adiantar de nada. Mas tu lá sabes não é? És tu que vais à i34 com os k1ck e tudo. rofl
Ah e a CGS não é exemplo porque é a maior tristeza que anda para aí a acontecer no gaming.
E já agora a solução não é substituir o 1.6 pelo Source na ESWC e WCG como tu dizes. É criar uma competição para ambos os jogos, porque a maior parte dos jogadores só joga ou css ou 1.6 a não ser que sejam os mibr do cogu ou os complexity :/
Scene Nacional
nacional
Scene Internacional
inter
Artigos e Entrevistas
features
Pub